quinta-feira, 6 de agosto de 2009

19 anos do Estatuto na Guabiraba


Depois da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, muitas foram as conquistas: Criação dos Conselhos de Promoção e Defesa dos Direitos, dos Conselhos Tutelares, das Varas de Infância e Juventude, Promotorias, SUAS, CRAS, FUNDEB, FUNASE, PETI, ProJovem, Bolsa Familia, Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais, Fóruns de Defesa dos Direitos, Fórum Social da Criança e do Adolescente, ufa!!! Vixe! É muita coisa. Com certeza ainda teremos muitas batalhas para garantir todos os direitos de todas as crianças e adolescentes. Mas sem dúvida temos muito que comemorar e colher de resultado de todos nossos esforços.

Então no dia primeiro de agosto juntamos nosso povo e ao em vez de fazermos um evento no centro de Recife, fomos todos para a comunidade da Guabiraba, um dos últimos bairros da Zona Norte do Recife, refletir com os moradores os avanços e dificuldades na aplicação do Estatuto. Foi um momento maravilhoso, primeiro por ter sido preparado pelas crianças e adolescentes dos Núcleos de Base, principalmente o Núcleo Semente do Amanhã que se organiza na própria comunidade.

A meninada saiu mobilizando todos os alunos da Escola Municipal São Cristovão e deram entrevista nas duas rádios da comunidade: São Miguel FM e Guabiraba FM. Participaram nada menos que 200 pessoas, se apresentaram o Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, o Balé Afro Axé Orum da comunidade de Saramandáia e o Jogral do Semente do Amanhã sobre o ECA.

A reflexão foi facilitada pela conselheira de direito Socorro Santos, o conselheiro tutelar Rafael Reis, o jovem multiplicador Ricardo Estevam e outros defensores da garantia dos direitos. Para fechar com chave de ouro recebemos a visita de uma comitiva internacional de entidades não governamentais da Alemanha, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Colômbia.