Dia 09 de março, no auditório do Ministério Público, reuníram-se várias entidades convidadas pelo Conselho de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Recife - COMDICA, para definir os eixos do Plano Municipal de Prevenção e Atendimento as Crianças e Adolescentes em Situação de Rua.
Os eixos definidos foram: 1-Atendimento Integral as Crianças e Adolecentes em Situação de Rua e suas famílias; 2- Prevenção e Atendimento Sócio Educativo Comunitário; 3- Defesa e Resposabilização; 4- Protagonismo Infanto-Juvenil; 5- Comunicação, Mobilização e Articulação; 6- Orçamento Público e 7- Monitoramento e Avaliação do Plano.
A próxima reunião que será no dia 30 de março, às 9h, no auditório do Ministério Público, as entidades irão optar em quais eixos irá participar da definição das ações, podendo participar de vários, e será elaborada uma agenda de encontros por eixo e definido o dia da apresentação das produções dos eixos. Além da data de um seminário para apresentar e discutir o plano com um numero maior de envolvidos. Está aberta a participação de crianças e adolescentes durante o processo.
A idéia é que o plano fique pronto antes de outubro que é o mês de aprovação, na Câmara dos Vereadores, do orçamento municipal para os próximos 4 anos. Pois sem destinação de recurso é impossível por em prática qualquer política pública.
A construção de um diagnóstico sobre a situação das crianças e adolescentes que estão na rua hoje foi uma grande preocupação levantada pela maioria das entidades. Onde fique claro quantos são? De quais comunidade vem? Quais os principais motivos que os levaram à rua? Para que as ações pensadas no plano tenham realmente efetividade. Outra preocupação é que os municípios visinhos assumam a sua resposabilidade com as crianças, pois cerca de 60% das crianças e adolescentes que estão nas ruas de Recife são de outros municípios.